Green Card nos EUA: como conseguir o seu?

Categoria

Artigo

Autor

Guilherme Lopes

Data

15/9/2023

Green Card nos EUA: como conseguir o seu?

Conseguir um Green Card nos EUA é peça-chave para viver o sonho americano de forma permanente.

Afinal, morar de maneira legítima nos Estados Unidos sem prazo para voltar ao país de origem exige algum tipo de visto de imigrante.

Você certamente já ouviu falar em Green Card, mas será que conhece os caminhos para a sua obtenção?

Se tem dúvidas a respeito, este guia vai ajudar.

Preparamos um material completo, que esclarece o que é preciso para conseguir um Green Card e conquistar direitos próximos ao de um cidadão americano.

A partir de agora, você vai saber mais sobre as categorias de visto, custos do processo e todas as ações que precisa realizar para garantir o tão desejado documento de entrada no país.

Sim, essa é uma jornada extensa, repleta de regras, requisitos e uma série de passos, mas vamos ajudar você no caminho para superar tudo isso.

Se você tem o Green Card como uma meta, continue lendo!

O que é o Green Card nos EUA?

O Green Card é um documento de residência permanente nos Estados Unidos, que concede ao portador o direito de residir e trabalhar legalmente no país.

Quem o possui pode estudar, aceitar propostas de trabalho, viajar pelo território nacional e mudar-se para outra cidade ou endereço dentro do território americano.

Ou seja, consegue viver de forma legal nos EUA, sem restrições de tempo ou atividades.

Além disso, é possível requerer o Green Card para certos membros da família, como cônjuges e filhos solteiros.

Há regras específicas em cada caso, mas o mais importante a saber agora é quantas portas um visto de imigrante abre para você nos Estados Unidos.

Como se tudo isso já não fosse ótimo, o Green Card ainda confere quase todos os direitos de um cidadão americano.

Entre eles, vale citar a obtenção de um Social Security Number (SSN), que equivale ao nosso CPF no Brasil e é necessário para quase tudo, desde abrir conta em banco (e construir um histórico de crédito) até alugar ou financiar uma casa, arrumar um emprego etc.

Tem ainda a possibilidade de frequentar escolas públicas e usar outros serviços do governo, obter carteira de motorista e estar sob a proteção das leis do país.

Em alguns casos, o portador do Green Card ainda se qualifica a benefícios como o Medicare, que é o programa governamental de saúde para idosos nos EUA.

Tudo isso ajuda a entender porque esse é um documento tão desejado.

Obviamente, se faz necessário seguir uma série de regras para a obtenção, como também respeitar as leis e evitar atitudes que possam resultar na revogação do seu Green Card.

Na sequência do texto, vamos explicar quem pode solicitar e como conseguir um visto de imigrante.

Para quem é o Green Card americano?

Caso você queira se estabelecer de forma definitiva nos EUA, onde poderá trabalhar e residir legalmente, será preciso possuir um Green Card americano.

O mesmo vale para o caso de matrimônio com um cidadão americano, com pretensão de estabelecer família e vida nos EUA: o documento definitivo também será necessário.

Por outro lado, se o plano for residir por um período específico, seja para estudos ou trabalho, e depois voltar para seu país de origem, outros tipos de vistos podem ser suficientes.

Por exemplo, se tem uma proposta de trabalho nos EUA por um período fixo e planeja voltar para o Brasil após o fim do contrato, o Green Card não será necessário.

Agora, se você é um profissional renomado e recebeu uma oferta de trabalho sem prazo para terminar, e planeja viver permanentemente nos EUA, então, precisará do Green Card.

Neste caso, agende uma avaliação de currículo com a equipe da Lopes Law, escritório de advocacia especializado em imigração para receber as orientações sobre como proceder.

Quem pode solicitar o Green Card nos Estados Unidos?

Existem diversas maneiras de se obter o Green Card nos EUA, cada qual baseada no tipo de visto que você possui.

Resumidamente, os critérios de elegibilidade são:

  • Possuir uma oferta de trabalho de tempo integral
  • Ser um especialista altamente qualificado e que seja relevante para os EUA
  • Investir entre US$ 500 mil e US$ 1 milhão na economia americana
  • Ser filho solteiro e menor de 21 anos ou um cônjuge de um residente permanente legal
  • Ser um parente de primeiro grau (pai, irmão, filho, cônjuge) de um cidadão americano.

Mais à frente, ao falarmos sobre os vistos que dão direito ao Green Card nos EUA, você vai entender melhor as exigências de cada categoria.

Qual a diferença entre Green Card e cidadania americana?

Este é um tema que merece um esclarecimento, já que os conceitos podem gerar alguma confusão.

Então, anote aí: Green Card e cidadania americana não são a mesma coisa.

O Green Card é um passo em direção à obtenção da cidadania americana, exigindo pelo menos cinco anos de residência permanente para começar o processo de naturalização.

Com a cidadania, obtém-se todos os direitos de um cidadão americano, incluindo o direito de votar, estudar em universidades com taxas reduzidas, entrar e sair dos EUA sem a necessidade de notificar as autoridades, sem prazo para retornar e sem perder o direito de residência.

Como cidadão americano, você pode solicitar um Green Card para seus pais e irmãos, participar da política e se candidatar a cargos públicos (exceto à presidência).

No entanto, a principal distinção é que o Green Card nos EUA precisa ser renovado após 10 anos.

Então, o Green Card pode ser entendido como o primeiro passo para se tornar um cidadão americano, mas essa cidadania de fato só será conquistada mais à frente (após cinco anos de residência permanente ou após três anos, em caso de Green Card obtido por casamento) se o seu portador atender a todos os requisitos.

Visto que dá Green Card: conheça os principais

Existem duas categorias de visto: imigrante e não imigrante – popularmente, são também conhecidos como permanentes e temporários.

Os vistos de não imigrante (temporários) incluem atividades de turismo, estudo e intercâmbio, e permitem a estadia nos Estados Unidos por um tempo determinado.

É o caso também do visto de noivos (K), que permite a estrangeiros a entrada nos Estados Unidos para se casarem com um cidadão ou uma cidadã americana.

O casamento deve ocorrer dentro de 90 dias após a entrada no país, e uma vez formalizado o matrimônio, o cônjuge estrangeiro deve seguir os procedimentos adicionais para solicitar o ajuste de status e obter o green card.

Já os vistos de imigrante (permanentes) proporcionam ao titular a possibilidade de se tornar um residente permanente, ou seja, ser um portador do Green Card nos EUA.

Entre eles, estão os chamados vistos de emprego (Employment-Based - EB) e de parentesco (Family-Based).

A seguir, vamos trazer detalhes sobre os principais tipos de visto que dão direito ao Green Card americano.

EB-1A

Esse é um visto destinado a indivíduos com habilidades extraordinárias em áreas como ciência, arte, educação, negócios e atletismo.

O candidato precisa cumprir pelo menos três dos dez critérios estabelecidos, incluindo ganhar prêmios de excelência ou ter publicações notáveis sobre si.

Nesse caso, não é necessário ter uma oferta de emprego ou certificação de trabalho e o próprio profissional pode solicitar o visto.

EB-1B

Esse é um visto para professores e pesquisadores notáveis que obtiveram reconhecimento internacional em seu campo acadêmico.

Os requisitos incluem um mínimo de três anos de experiência na área e o cumprimento de pelo menos dois dos seis critérios determinados, como ganhar prêmios e possuir autoria ou coautoria em livros.

Além disso, é necessário contar com uma oferta de emprego nos Estados Unidos. Porém, a certificação de trabalho não é exigida.

EB-1C

Este é um visto para gerentes ou executivos de empresas multinacionais.

Existem três critérios que devem ser cumpridos: ter trabalhado fora dos Estados Unidos por pelo menos um ano nos últimos três, possuir uma oferta de emprego nos Estados Unidos para um cargo semelhante, e o empregador deve estar operando há pelo menos um ano.

A solicitação deve ser realizada pelo empregador e a certificação de trabalho não é requerida.

EB-2

O visto EB-2 é indicado para profissionais com habilidades excepcionais ou grau avançado.

Na primeira condição, existem seis critérios, dentre os quais, a necessidade de ter licença para atuar na área em questão.

Pessoas com bacharelado precisam comprovar cinco anos de experiência pós-formação, o que não é necessário para quem possui mestrado ou doutorado.

O candidato também deve possuir uma oferta de emprego.

EB-2 NIW

O EB-2 NIW é para aqueles cujo trabalho é de interesse nacional, sendo um dos mais desejados.

Para conseguir, é necessário demonstrar importância nacional e mérito substancial, estar apto a implementar a proposta de trabalho, e comprovar que a atuação será benéfica para os Estados Unidos a ponto de o país dispensar a certificação de trabalho usualmente exigida.

Nesse caso, não são necessários uma oferta de emprego e certificação de trabalho.

Essas são as características que tornam o EB-2 NIW tão buscado por imigrantes no país americano.

EB-3

O visto EB-3 abrange trabalhadores qualificados (EB-3A), profissionais graduados e especializados (EB-3B) e trabalhadores não qualificados (EB-3C).

Todos eles requerem a existência de uma carência de trabalhadores na área nos Estados Unidos.

Outros requisitos, a depender do tipo de vaga, podem incluir pelo menos dois anos de experiência ou treinamento, diploma de nível superior para a profissão ou habilidade para realizar trabalhos não qualificados.

EB-4

Este é um visto para imigrantes especiais, incluindo trabalhadores religiosos, profissionais de mídia e funcionários de organizações internacionais.

Os critérios para elegibilidade variam de acordo com a categoria do imigrante especial.

EB-5

Este é um visto para pessoas que investirão no mínimo US$ 1.050.000,00 no mercado americano, ou US$ 800 mil em uma área de emprego designada.

Eles devem criar pelo menos 10 empregos nos Estados Unidos para profissionais qualificados.

Family-Based

Visto concedido a parentes diretos de cidadãos americanos e a cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos de residentes permanentes.

No caso do Family-Based, não é necessária uma oferta de emprego, mas o parentesco deve ser comprovado.

Então, já sabe qual visto aplicar ou precisa de suporte especializado? A Lopes Law tem expertise em aplicação de vistos de imigrante e não imigrante, com mais de 20 anos de atuação. Marque uma consulta e comece agora o seu processo para tirar o visto americano.

Como conseguir o Green Card nos EUA

A primeira coisa que você precisa para requerer um Green Card é ser elegível, seja através de emprego ou parentesco.

Após superar essa fase inicial, será necessário fornecer vários documentos que comprovem a sua elegibilidade, além de preencher uma série de formulários, que variam de acordo com a sua situação.

Os formulários incluem:

Além dos formulários, vale dizer que o processo de requisição do Green Card é complexo, envolvendo várias etapas e uma quantidade significativa de documentos e evidências a serem apresentados.

Cada categoria de Green Card possui seus próprios procedimentos e especificidades, que variam dependendo de alguns fatores, como se você está atualmente nos EUA no momento do pedido, ou ainda se encontra-se no Brasil.

Resumindo, as etapas incluem:

  1. Petição de imigração (normalmente feita por um terceiro, como um empregador, noivo, familiar americano ou residente)
  2. Submissão de aplicação para Green Card
  3. Pedido de ajuste de status (se você estiver nos EUA)
  4. Processo consular (se você estiver no Brasil)
  5. Pagamento de taxas
  6. Envio de documentos e declarações
  7. Coleta de dados (fotografias, assinatura, impressões digitais)
  8. Entrevista
  9. Divulgação do resultado do pedido.

Quanto custa o Green Card nos EUA?

Há diversos custos associados à requisição do Green Card, e eles podem variar de acordo com a situação.

Algumas taxas são pagas pelo estrangeiro que busca o Green Card para residir nos Estados Unidos.

Outras podem ser pagas pelo titular da petição, como em casos de vistos de trabalho, quando a empresa contratante se responsabiliza por alguns dos custos do processo.

É importante ter em mente também que os custos associados à obtenção de um Green Card não se restringem às taxas de formulários. 

Incluem despesas com documentos, exames médicos, fotografias e mais. 

Por exemplo, o Formulário I-864, ou Affidavit Support, é frequentemente utilizado em pedidos de parentesco. 

Por meio dele, um parente americano ou residente permanente aceita a responsabilidade financeira pelo imigrante que planeja residir nos EUA. 

O custo é aplicável se o formulário for submetido internamente nos EUA, ao Departamento de Estado. 

No entanto, não há taxa se for enviado de fora dos EUA ao Serviço de Imigração (USCIS).

Advogado para Green Card nos EUA

Será que é necessário um advogado para solicitar um Green Card? 

Você pode enfrentar o processo sozinho, mas lembre-se de que cada pedido é único. 

Mesmo que você conheça alguém que tenha obtido um Green Card, seu caso não será idêntico. 

A aprovação do Green Card depende de vários fatores, como o tipo de visto e suas características específicas. 

O processo não é fácil e até mesmo os candidatos qualificados podem enfrentar rejeições ou atrasos devido a erros menores. 

Imagine se após todo o esforço, tempo e dinheiro investidos, uma falha mínima resultasse na não aprovação do seu Green Card. 

Por isso, a orientação de advogados de imigração experientes pode ser a opção mais prudente para facilitar seu processo.

Como um advogado ajuda você a conseguir um Green Card?

Um advogado de imigração oferece várias vantagens. 

Para começar, ele é um especialista que lhe ajudará a navegar pelo mar de documentos, formulários e termos jurídicos. 

Investir num advogado de imigração é uma decisão inteligente e segura. 

A complexidade das leis de imigração nos EUA torna a experiência de um profissional valiosa. 

Isso não apenas aumenta a segurança do seu processo, mas também traz paz de espírito. 

Você contará com alguém que conhece as regras, as leis e suas nuances.

Além disso, você terá que lidar com muitos formulários e informações pessoais. 

Sob a orientação de um advogado de imigração, você pode ficar tranquilo sabendo que tudo será preenchido e preparado corretamente. 

Esse profissional também ajudará na preparação para a entrevista, trazendo ainda mais segurança.

Contratar um advogado de imigração também é um investimento econômico. 

Com a ajuda de um advogado, você economiza tempo e reduz a probabilidade de rejeição do seu pedido, o que impede gastos adicionais com novas tentativas.

Como contratar advogado especializado em Green Card?

Na busca do seu Green Card nos EUA, certifique-se de contratar assistência jurídica especializada em direito de imigração. 

Na Lopes Law, você encontra profissionais com mais de duas décadas de experiência, aptos a lidar com questões de imigração para os Estados Unidos. 

O escritório oferece serviços relacionados à obtenção de vistos de imigrante e não imigrante, auxiliando clientes que buscam morar, trabalhar, estudar ou fazer negócios nos EUA. 

A Lopes Law prioriza valores como humanidade, respeito, transparência, ética, integridade e empatia em seu trabalho. 

Entre em contato agora mesmo para conhecer melhor nossa equipe e iniciar sua jornada para obter o Green Card para os EUA com assistência jurídica de qualidade.

Marque uma consulta com a gente!

Guilherme Lopes

Managing Partner

Guilherme Lopes

Guilherme Lopes é fundador e managing partner da Lopes Law Immigration Attorneys e foi premiado como Melhor Advogado de Imigração de Orlando, em 2023, no Prêmio Tudo Para Brasileiros. Guilherme nasceu em Brasília, no Distrito Federal, em 1997. Entrou para a faculdade de direito com apenas 16 anos, se formando pela UniCEUB em 2018. Em seguida, cursou uma pós-graduação em Ordem Jurídica e o Ministério Público na Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Trabalhou no Tribunal de Justiça de Brasília, na Procuradoria Geral da República e se tornou sócio no escritório Lopes & Sousa Advogados, antes de se mudar para os Estados Unidos onde, em 2020, fez seu mestrado na University of Florida Levin College of Law. Em 2021, foi aprovado pelo BAR de Nova York e licenciado como advogado de imigração na Flórida. No mesmo ano, abriu, em Orlando, a Lopes Law. O escritório conta hoje com cerca de 100 funcionários e apesar de atuar há menos de dois anos no direito imigratório, já teve mais de 180 vistos aprovados, sendo a maioria em processos de EB1, EB2, EB2-NIW e EB3.

veja mais

LinkedIn logoFacebook logoInstagram logo